Entrevista a Marcus Baby



                           A  Grande arte de Marcus Baby
Na arte  o tamanho não conta . Exemplo disso é Marcus Baby, um artista brasileiro que se transformou num fenómeno mediático, pelas suas criações de bonecos,  que representam figuras da sociedade brasileira.
O Sotaques    Brasil/Portugal  falou com ele e soube, entre outras novidades, que está a pensar em criar um boneco de uma figura portuguesa e, que defende o aprofundamento das parcerias artísticas,  entre os artistas portugueses e brasileiros. Leia esta entrevista sobre a grande arte,  em ponto pequeno,  com o Sotaque gostoso do Natal.
P - No seu site vem explicado que as suas bonecas não estão à venda. Encara-as como obras de arte   ? 
R - Sim, com certeza! São obras de arte que possuem apenas valor emotivo e não financeiro. Nunca criei nenhuma boneca na intenção de vender, faço tudo para minha colecção particular, eu sou o meu maior fã!

P - Como é o seu processo criativo   ?
R - Preciso antes de tudo gostar da personagem,  na qual vou recriar como boneco. Daí passo bastante tempo,  no processo de pesquisas de vídeo e fotos,  até realmente começar a construir a réplica. Preciso me sentir inspirado,  também para poder criar minhas bonecas.

P - Como surgiu esta vontade de homenagear celebridades  ? 
R - Na realidade,  eu sempre penso em “ter” a celebridade na minha colecção, assim como um objecto de coleccionador exclusivo. Mas é claro que com a fama, a mídia, a expressão virou “homenagear”,  já que eu não dou e nem vendo os bonecos para ninguém,  muito menos para a celebridade inspiradora.

 P - Criou uma boneca a homenagear a Presidente Dilma Roussef. Foi especial esta criação    ? 
R - Minha intenção com a boneca da Dilma Rousseff era de registrar um fato histórico, a primeira presidente mulher do Brasil, eu não poderia deixar passar desapercebido! No final,  o sucesso ultrapassou fronteiras:  fiquei 2 dias seguidos dando entrevistas para muitos países e,  ela acabou se transformando na minha boneca mais conhecida no mundo todo,  e é chamada  de “Barbie Dilma”!

P - O Marcus é de Natal,  no Rio Grande do Norte. O que é que o Sotaque da sua terra tem de mais peculiar  ?
R - O pessoal de Natal tem um sotaque “meio arrastado”, falam como se estivessem cantando alguma música... Existe também muitas gírias e palavras típicas daqui que só mesmo quem é da terra consegue decifrar. Temos um Sotaque gostoso que as pessoas de todo Brasil gostam de imitar , é bem peculiar.

P -  O Sotaques Brasil/Portugal aposta num aprofundamento da relação entre os nossos dois países. Como é que acha que nos poderíamos aproximar no mundo artístico? 
 R - Acredito que arte não possuí fronteiras, limites ou nacionalidade. Aqui no Brasil,  os artistas portugueses são muito bem recebidos e queridos,  assim como os brasileiros em Portugal. Somos todos irmãos no meu entender.

P -  Há alguma celebridade portuguesa que gostasse de homenagear através das suas esculturas ? 
R - Eu quase criei um boneco do ator Paulo Rocha,  quando ele fazia o “Guaracy” em “Fina Estampa”,  mas acabei por adiar a ideia  por completa falta de tempo! Mas pretendo, ainda,  fazer um boneco dele e do ator Ricardo Pereira,  que são muito conhecidos aqui no Brasil,  devido as telenovelas brasileiras.Os dois são homens bonitos,  que possuem uma  identidade visual forte,  e requisitos básicos para se tornarem bonecos meus!

R. Marques
www.sotaques.pt – Crie que nos divulgamos !!!